top of page
Buscar
Foto do escritorA coruja

O Ideb de Valente-BA: uma análise diferencial




O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).


Assim, sua importância, em termos de diagnóstico e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional, está em: a) detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência; b) monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino. [1]


A cidade de Valente auferiu, para o ano de 2019, a nota de 5,5 no Ideb para o 5º ano do ensino fundamental, e 4,1 para o 9º ano. Em ambos os casos, as metas estipuladas pelo Inep, a nível municipal, foram alcançadas e ultrapassadas, o que mostra relativo avanço da qualidade da educação no município no biênio 2017-2019.


Entretanto, o alcance de uma dada meta, numa análise meramente numérica do âmbito municipal, não diz tudo que nós precisamos saber. Nesse sentido, não é porque a meta foi batida que já há motivo suficiente para certa tranquilidade em relação à qualidade da rede pública de ensino. Em Valente, por exemplo, apesar da meta geral ter sido batida, tanto para os anos iniciais, quanto os anos finais do ensino fundamental, ao nos determos nos resultados individuais das avaliações de cada escola, veremos que há desigualdades entre elas.


Das 14 escolas municipais do município listadas no Inep e com resultados no site oficial do Ideb, apenas 4 bateram a meta projetada individual, e aqui vale um destaque especial para a Escola Comunitária Abelha Encantada, o maior Ideb da cidade, 6,2, para o 5º ano do ensino fundamental. É uma conquista histórica, pois ultrapassa a meta geral nacional para 2022, que é de 6,0, média dos países da OCDE.


Das 10 restantes, 4 não bateram as metas escolares e 6 não participaram ou não atenderam os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. Em relação à 8ª série/9º ano, entre as 6 escolas listadas, apenas uma bateu a meta estipulada. [2]


O todo, neste caso, é maior do que a soma das partes. Se faz necessário, por conseguinte, uma avaliação individual que leva em consideração as especificidades, potencialidades e deficiências de cada escola. Além disso, o Ideb, por ele mesmo, possui limitações. Como relata Almeida et. al (2013) [3],


“(...) Problematiza-se a formulação do que Ideb não contempla o nível socioeconômico (NSE) em sua composição, assim como a própria coleta de dados para sua elaboração, a qual utiliza instrumentos cuja limitação não os coloca na condição de definir destinos ou retratar de forma completa as instituições avaliadas, considerando-se que por trás de sua aparente infalibilidade há um processo passível de erros e análises incompletas.”

Ademais, não são avaliadas a infraestrutura das escolas, a qualificação da gestão escolar e a dignidade da remuneração dos professores, por exemplo. É preciso, portanto, uma análise mais cuidadosa da nossa rede de ensino para entendê-la com maior profundidade, abordando suas múltiplas dimensões, desde a alfabetização geral das crianças até o quanto de investimento está sendo executado pela secretaria de educação nas unidades escolares e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas e institucionais para uma melhoria geral da nossa escola pública.


Neste contexto de pandemia, por exemplo, será que o 5,5 e o 4,1 do Ideb estarão dizendo tudo sobre como está a situação dos estudantes e dos professores? O quanto o poder público está se mobilizando para mitigar as desigualdades já demonstradas em pesquisas recentes entre a escola pública e a escola particular? O quanto a agenda eleitoral está interferindo na atenção que a educação de Valente merece?


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1. Nota Técnica. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf> Acesso em 18 de setembro de 2020.


2. IDEB – Resultados e Metas. Disponível em: < http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=307827>. Acesso em 18 de setembro de 2020.


3. ALMEIDA, L. C. et al. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educ. Soc. vol.34 no.125 Campinas Oct./Dec. 2013

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As canções de senhorinha

Não há palavras que descrevam o quanto eu te amei. E vou te amar. A casa de vovó agora ficará vazia, pois você não vai estar mais lá....

Comments


bottom of page